menu
Santa Cecília do Pavão - PR. | Whatsapp: 4391376555
Nick Azevedo
Santa Cecília do Pavão - PR
CERVEJA NOS ESTÁDIOS
ESPORTES
ESPORTES
CERVEJA NOS ESTÁDIOS
Postada em 30/01/2017 ás 08h15 - atualizada em 30/01/2017 ás 08h15
Projeto que libera cerveja nos estádios do Paraná deve gerar polêmica
Projeto que libera cerveja nos estádios do Paraná deve gerar polêmica
 Projeto que libera cerveja nos estádios do Paraná deve gerar polêmica

Ricardo Chicarelli/19-11-2016

Proposta pretende liberar a venda e o consumo de cerveja nos estádios de futebol do Estado durante os dias de jogos







Curitiba – Um projeto de lei a ser apresentado no retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa (AL) do Paraná deve gerar controvérsia nas próximas semanas. O líder do governo na Casa, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), pretende liberar a venda e o consumo de cerveja nos estádios de futebol do Estado durante os dias de jogos. Segundo ele, a ideia é não só permitir a comercialização, mas também regulamentá-la. A medida não incluiria outras bebidas alcoólicas, como as destiladas ou fermentadas. 



"O Estatuto do Torcedor abre a possibilidade, do ponto de vista legal, de haver a regulamentação por parte de cada Estado. Com isso, a gente tem condições de resolver de uma forma definitiva, porque penso eu que, claro, suscita uma polêmica se a pessoa é a favor ou contra. Mas quem vai ao estádio tem de saber que existe o livre arbítrio, de a pessoa no momento de lazer tomar a sua cervejinha. Não é isso que a torna violenta", argumentou o parlamentar. 



Conforme o texto, a comercialização nas arenas desportivas só poderia ser realizada em copos plásticos, descartáveis, admitindo o uso de copos promocionais de papel. Caberia ao responsável pela gestão do recinto definir os locais nos quais o consumo seria permitido. Romanelli também lembra que a liberação não seria válida para menores de 18 anos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê pena de dois a quatro anos de detenção, além de multa, para quem desrespeita esse disposto na legislação. 



Ainda segundo o deputado, deverão ser colocadas mensagens de alerta nos lugares onde ocorre a venda, relativas aos efeitos da ingestão de álcool. Ele argumenta que o consumo de cerveja em eventos como a Copa do Mundo de 2014, o UFC, jogos de vôlei e shows, caso do de Andrea Bocelli, na Arena da Baixada, transcorreu sem qualquer tipo de problema. "Isso sem contar que em jogos hoje normalmente o torcedor fica do lado de fora, no entorno, até o último minuto antes do início da partida. Aí sim pode gerar algum tipo de violência", completou. 



Na justificativa, o parlamentar escreve que "são muitas as consequências de beber fora de um ambiente controlado". "Portanto, ao cidadão que esteja notadamente embriagado, deve ser mantida a proibição de ingressar nos estádios e nas arenas esportivas, podendo nesse caso ser retirado do local para evitar atritos ou mesmo violência e risco para as demais pessoas". Antes de ser levada a plenário e, caso aprovada, sancionada ou vetada pelo governador Beto Richa (PSDB), a proposição ainda precisa tramitar pelas diversas comissões da AL, como a de Constituição e Justiça (CCJ). Não há um prazo certo para que isso aconteça.



Mariana Franco Ramos

Reportagem Local


leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
mais lidas do mês
Enquete
Qual sua expectativa em relação ao novo(a) prefeito(a)?

Péssima
45 votos - 33.6%

Ótima
45 votos - 33.6%

Mais ou menos
44 votos - 32.8%

facebook
twitter
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium